Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Semana quatro



O trabalho com PAs



Como já citei anteriormente o PA que vem aos poucos se desenvolvendo em minha turma tem como pergunta central: Como nascem os vulcões?
Foram muitas idas e vindas nos diálogos estabelecidos entre as crianças, a principio percebi que a pergunta delas se dirigia a qualquer vulcão existente no mundo. Como orientadora desejava alguma forma de mostrar que poderíamos estudar sobre um vulcão, ou os vulcões existentes em um determinado país, pois do contrário a pesquisa se tornaria muito abrangente...
Bem, mesmo angustiada para que isto acontecesse “dei tempo ao tempo”. A primeira conquista se passou na biblioteca onde por coincidência as crianças observaram alguns desenhos de vulcões que estavam sob camadas de gelo. Então as questionei:
-Será que todos os vulcões existentes no planeta estão sob o gelo?
A resposta foi negativa... Ainda assim com as conversas desenvolvidas observei que meus alunos desejavam saber sobre os vulcões me geral.
Foi assistindo uma reportagem sobre vulcões na Islândia, que as crianças decidiram-se por estudarem os vulcões que “explodem” no gelo, pois acharam isto muito interessante, principalmente após o questionamento de Kauê:
-Prof. olha só... Se o gelo é água que congela, então como é que o vulcão resiste ao gelo se o vulcão tem fogo e a água apaga o fogo?
Eis o foco de interesse da turma pelos vulcões que explodem no gelo...
Continuando o vídeo descobriram que a Islândia é uma ilha e logo Bruno conclui:
-Como tinha no livro da biblioteca. Tem vulcão perto do oceano e a Islândia tem oceano...
Continuando as discussões nas várias vezes que pediram para eu colocasse o vídeo novamente para que pudessem assistir mais uma vez, chegamos ao consenso de estudarmos ao vulcões da Islândia.
Penso que talvez a pesquisa ainda seja bastante abrangente, mas acredito que no decorrer do trabalho ainda possam surgir oportunidades de aperfeiçoamento da pergunta central.
Como falou a professora Eliana Ventorini em uma de nossas aulas presenciais: “O trabalho com PAs é um fazer/refazer constante!”

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Lizi,

Que interessante as falas dos alunos! A participação da turma com seus questionamentos e dúvidas vai dando o norte do trabalho e tu consegues mostrar isso de modo claro e objetivo.

Teu olhar atento e aberto aos interesses da turma certamente também contribui para que o trabalho com PAs seja motivador para o grupo. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa