Através das leituras e participação no fórum proposto pela interdisciplina de Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, tenho percebido que nós professores ainda possuímos muitas dúvidas no que se refere a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares.
Uma das principais questões debatidas no fórum é com relação à falta de preparação e disponibilidade de alguns professores em aceitar a inclusão destas crianças dentro de sua sala de aula, tornando a inclusão muitas vezes uma exclusão ou em muitos casos encaminhando alunos para entidades educacionais especiais sem que haja necessidade, demonstrando assim claramente seu desinteresse em ter estes alunos dentro de seu ambiente de trabalho.Pelas experiências que já tive com alunos portadores de necessidades especiais cheguei a conclusão de que em muitos casos estes alunos realmente precisam de apoio em uma escola especializada, mas que é de suma importância que este mesmo aluno freqüente também a escola regular, pois em um ambiente onde seus colegas estão em crescente desenvolvimento, aumentando assim sua auto-estima e autonomia, entendo que esta busca dentro da sala de aula estimula muito o aluno portador de deficiência a também buscar sua autonomia aumentando assim sua auto-estima e tornado mais evidente seu crescimento. Relato em meu dossiê de inclusão uma das experiências que me fazem pensar deste modo. Acesse no seguinte link: http://dociedeinclusaolizianievaldt.pbwiki.com/FrontPage
Nenhum comentário:
Postar um comentário