Relatório do PAs dos colegas
Analisando o Projeto de Aprendizagem: Comendo e aprendendo das colegas: Catiane Cardoso Vargas, Deise Hahn Monteiro, Gislaine Cardoso Aguiar e Tanara Justo Mengue percebi que assim como o grupo do PA na qual participei (Um novo olhar sobre a identidade de Três Cachoeiras) também encontraram algumas dificuldades muito semelhantes as nossas. As principais que identifiquei foi com relação a construção das certezas e dúvidas e o mapa conceitual. Como nos disse a professora Eliana Venturini em uma de nossas aulas presenciais do Seminário Integrador V:
-Os projetos de aprendizagem são assim... É um fazer e refazer constante.
Esse fazer e refazer que tanto preocupou nosso grupo também fez parte da maioria dos grupos formados por meus colegas. Também percebi que para quem esta de fora é mais fácil encontrar os caminhos que poderiam ou deveriam ser seguidos para melhor andamento do trabalho. Porém ao realizar esta critica construtiva, ou seja, meu relato sobre o trabalho das colegas, senti o quanto é difícil o papel de orientador de um projeto de aprendizagem. Parabenizo a professora Eliana Venturini que nos acompanhou durante todo o semestre passado, sei que não foi fácil abrir nossos olhos com relação ao andamento de nosso projeto, mas o fez de tal maneira que conseguimos chegar a um consenso e programar uma pesquisa em seu verdadeiro sentido, do contrário teríamos nos retido a questões que seriam facilmente respondidas com uma simples pesquisa em documentos, sites etc.
Enfim o que aprendi nesta realização do relatório me fez refletir sobe o papel que nos docentes devemos realmente seguir: o de professor questionador, desafiador do processo de aprendizagem, não o de transmissor de conhecimentos como posso claramente observar no texto : Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos de Fernando Becker oferecido pela interdisciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia II, onde o mesmo relata a Pedagogia Diretiva, na qual o professor acredita que os conhecimentos possam se transmitidos ao aluno e ele próprio é o detentor do saber.
Já o papel de questionador, desafiador do processo de aprendizagem na qual me referi se assemelha a pedagogia relacional, onde o professor orienta o processo de aprendizagem, problematizando situações, indagando, criando novas dúvidas, nos fazendo procurar novas soluções para os problemas encontrados.
Um comentário:
Oi, Lizi!
Tudo bem?
Fiquei muito feliz em ler tua reflexão!
Ela me fez lembrar do quanto foi angustiante, para muitos, ter que reelaborar a questão central e, consequentemente, as questões secundárias (dúvidas temporárias) e as certezas provisórias... Que bom que percebestes o sentido disso!
Também compartilho contigo a idéia de que quem está "de fora" consegue perceber nuances, aspectos do trabalho dos colegas que passariam despercebidos para eles... Por isso propomos a atividade do SI, em que vocês foram levados a analisar o PA dos colegas!
Parece que nosso objetivo foi atingido! ;))
Para finalizar, gostei muito da relação que fizestes entre a metodologia de peorjetos de aprendizagem e os modelos pedagógicos e apistemológicos que estão estudando na interdisciplina "Desenvolvimento e Aprendizagem"...
É isso que desejamos, que vocês façam os "links" entre a teoria e aprática, entre as várias interdisciplinas do Eixo e que repensem sua prática pedagógica à luz das aprendizagens do semestre!
Continue postando tuas reflexões por aqui!
Um forte abraço,
Profª Eliana Ventorini - SI/TC
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