Já há algum tempo estamos trabalhando com a importância da argumentação em nossas atividades. Mas foi lendo e refletindo sobre o texto: “O que é argumento?” (Oferecido pela interdisciplina de Filosofia da Educação, disponível em aulas https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php ), que aprimorei meu conceito sobre argumento. Tinha inicialmente, a idéia de que para uma boa argumentação seria suficiente explicitar minhas opiniões, enfim, explicar o porquê de defender ou contrariar determinada idéia. Hoje, sei que devo utilizar-me de algo mais... Ou seja, preciso além de justificar e defender minha opinião, tentar convencer alguém, dar razões para que essa pessoa concorde comigo. Aprendi também que todo argumento é composto de uma conclusão (aquilo que se quer justificar) e de premissa(s) (aquilo que justifica a conclusão). Exemplo: Ontem trabalhei o dia inteiro (premissa 1) e estudei até tarde da noite (premissa 2), por isso hoje estou muito cansada .(conclusão)
Aprendi também que quando formalizamos um argumento sempre escrevemos a(s) premissa(s) em primeiro lugar. Algo que eu não costumava fazer, quase sempre usava primeiro a conclusão e depois a justificativa. De hoje em diante tentarei mudar minha forma de argumentar, utilizando-me dos novos conhecimentos que adquiri.
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