Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

sexta-feira, 29 de maio de 2009




Método Clinico Piagetiano

Através da realização da prova Conservação da massa (quantidades contínuas) com uma criança de 6 anos e 10 meses percebi através de suas respostas que Henrique (nome fictício) detém características do estágio Operatório-concreto, como: capacidade de reversibilidade, noção de conservação física de substância e capacidade de imaginar situações prevendo o que irá acontecer (simbolismo). Cito como exemplo um trecho da entrevista realizada:
- O que acontecerá se fizermos novamente a bolinha, teremos a mesma quantidade de massa ou não?
Resposta de Henrique:
-Teremos a mesma quantidade, porque no começo elas eram iguais. A menor que é a salsicha, se a gente amassar ela vira bola e fica do mesmo tamanho.),
Assim como nos relata o texto “Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento de Tânia Beatriz Iwaszko Marques para Piaget (1983, p.236), o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores. Também percebo este fato observando que Henrique possui ainda características do estágio anterior o Estágio Pré-operatório, principalmente quando deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos. Fato este que posso perceber em algumas de suas respostas como, por exemplo:
“-A bola é bem maior, mas tem a mesma quantidade de massa que a salsicha.”
Esta resposta demonstra que ele ainda de certa forma deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos, característico do Estágio Pré-operatório que antecede o estagio citado acima.
Através de experiências como esta acredito que meu entendimento sobre os textos lidos relacionados ao método clinico de Piaget ficaram mais claros, assim como observei que uma criança pode apresentar características de mais de um estágio, como no exemplo citado acima.

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas."
Jean Piaget (disponível em http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page756.htm).

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Lizi,

Tua postagem revela a apropriação teórica que fizeste. Essa compreensão dos estágios de desenvolvimento é um aspecto importante a se considerar no trabalho em sala de aula, visto que, ao compreender a etapa em que o aluno se encontra, o professor poderá planejar atividades/intervenções que lhe permitam avançar e desenvolver esquemas cada vez mais complexos.
Beijos, Rô Leffa