Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007







Lendo um exemplo de Fernando Hérnandez, extraído de seu livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho pude ampliar minha visão sobre projetos que desenvolvemos na escola.
Às vezes sentia-me insegura quando no decorrer de um projeto acabava por mudar a maioria das atividades planejadas. Depois de refletir sobre a frase de Pareyson: “É um tal fazer que enquanto se faz, inventa o por fazer e como fazer”. Percebi que as atividades que planejava e eram substituídas posteriormente por outras cujo julgava serem mais importantes, interessantes e abrangentes na realidade constituíam o aperfeiçoamento de meu trabalho e não o resultado de “algo pouco ou mal planejado” como às vezes pensava. Deve-se levar em consideração que um projeto implica mudanças em seu desenvolvimento, do contrário não passa de um sistema “mecânico” de atividades a serem aplicadas.
Cito ainda as palavras de Martins (1998, p.162) que expressam claramente meu entendimento sobre projeto hoje:
“Um projeto na escola não pode ser comparado a um simples planejamento de atividades que deverão ser cumpridas, mas a certas intenções e possibilidades, em constante avaliação e replanejamento, aproveitando acasos, caminhando opostamente por outros caminhos em tentativas investigadoras e ousadas, sem nunca perder de vista os focos centrais que fizeram nascer o projeto”.

Nenhum comentário: