Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007


Por que você ouve tanta porcaria?
Este texto de Álisson Ávila extraído da revista Aplauso foi uma das leituras que mais me chamaram a atenção durante o terceiro semestre. Sua linguagem simples e bem argumentada proporcionou-me fazer uma profunda reflexão sobre as músicas que ouvimos hoje.
A partir da nossa segunda aula presencial, participação no fórum e leitura deste texto descobri que a mídia exerce papel ainda mais relevante sobre nossos gostos musicais do que eu pensava.
Entendi agora porque muitas vezes me indignava e desligava o rádio após ouvir várias e várias vezes alguma música que eu particularmente odiava. Sempre ficava pensando: Como uma música tão desqualificada pode estar entre as dez mais pedidas do dia?
Logo, se transforma na mais pedida, pois a gravadora “pede”, o povo saturado de ouvir a mesma música, acaba achando que adora e também “pede”.
Como afirma Edu K: Não é o gosto popular que estabelece isso...
Por isso estou tomando mais cuidado com as músicas que trabalho em sala de aula. Reforcei minha idéia de que as crianças não devem apenas ouvir no ambiente escolar aquilo que escutam em casa, nas festividades... E que “pensam” que gostam. É preciso oportunizar a elas ouvirem outras músicas, familiarizarem-se com outras melodias, talvez não tão conhecidas, embora muitas vezes com contextos e ritmos muito mais “ricos” do que as que estão habituadas a escutarem.

Nenhum comentário: