Segundo Magda Soares no texto: Nada é mais gratificante do que alfabetizar oferecido pela Interdisciplina de Linguagem e Educação:
Alfabetização: "Significa dar acesso à tecnologia de leitura e de escrita, o que torna crianças e adultos alfabetizados, mas não letrados; possibilita codificar e decodificar a língua escrita, isto é, ler e escrever". (SOARES, 2004).
Letramento: "Significa introduzir crianças e adultos em práticas sociais de leitura, de escrita e de oralidade, independente do domínio do código escrito." (SOARES, 2004).
Relembrando nosso debate na última aula presencial, acho interessante aqui ressaltar que o conceito de alfabetização refere-se a um conhecimento obtido, estável, relativo ao domínio do código da leitura e escrita. Já letramento refere-se a algo mais amplo, condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultivar e exercer as práticas sociais que usam a escrita. "Designa um conhecimento processual, em aberto..." (DELGADO-MARTINS, COSTA E RAMALHO, 2000, TRINDADE, 2004, p. 33).
Entretanto ao refletir sobre estas informações me questionei:
-Qual a importância para um professor em possuir conhecimentos sobre estes conceitos citados acima?
Segundo Magda Soares, alfabetização e letramento não são dois processos distintos, deve-se alfabetizar letrando. Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas de leitura e de escrita, tais como: ler livros, revistas, jornais, propagandas, escrever uma carta... Ou seja, materiais de leitura que fazem parte do cotidiano da escola e sociedade. Cabe ao professor orientar o aluno fazendo com que ele perceba a verdadeira função da decodificação do código da leitura e escrita, a função social.
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