Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

Contextualização de conteúdos

Lendo o texto proposto pela interdisciplina de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: Alfabetização de adultos: ainda um desafio de Regina Hara, considerei interessante a afirmação da autora de que alguns educadores simplesmente escolhem palavras ligadas a vida cotidiana do aluno e as aplicam em sala de aula mecanicamente, apenas com a intenção de ensinar a decodificação de caracteres lingüísticos. Desta forma dizem ou pensam estarem trabalhando a realidade de seus alunos.

Neste processo a experiência do aluno, sua bagagem cultural é deixada de lado, assim como suas hipóteses a respeito de como tal processo de escolarização se constrói. Esta afirmação me chamou a atenção, pois ainda hoje encontramos professores que pensam desta forma. Em meu ponto de vista a contextualização de conteúdos vai muito além de palavras ligadas ao cotidiano do aluno, é algo mais, como a valorização das experiências e dos conhecimentos prévios que o aluno já possui, um ambiente acolhedor (que o professor ouça o que o aluno tem a dizer) para que o aluno possa expor suas hipóteses e suas idéias, o trabalho com PAS, o uso de situações problemas ligadas a realidade do educando, entre outras... Estas são em meu ponto de vista as principais características da contextualização de conteúdos e não o simples uso de palavras ligadas a vida cotidiana dos alunos.





Nenhum comentário: