Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto de Aprendizagem

Trabalhar com PAs durante este semestre na interdisciplina do Seminário Integrador VII possibilitou-me aprofundar alguns conhecimentos que já havia concretizado no semestre anterior, assim como construir novos conhecimentos.

Quando me refiro aos conhecimentos adquiridos anteriormente posso citar, como exemplo, a atividade: Debatendo teses sobre os Projetos de Aprendizagem. Nesta pude refletir sobre meus conhecimentos em relação ao trabalho com PAs (pergunta central, dúvidas temporárias, certezas provisórias, mapa conceitual...).

Analisando o comentário da colega que revisou minhas respostas, percebi que ambos os posicionamentos (revisor e participante) apresentavam o mesmo ponto de vista. Desta forma houve o fortalecimento ou a confirmação de "minhas certezas provisórias" a respeito do trabalho com PAs.

Quando me refiro as novas descobertas, os novos conhecimentos sobre os PAs posso citar, como exemplo, a construção do PA: Como se construiu o processo de Identidade de Três Cachoeiras reconhecida como Terra dos Caminhoneiros?

Na conclusão deste Projeto de Aprendizagem, elaboramos uma síntese do trabalho analisando a questão central, certezas provisórias, dúvidas temporárias, os caminhos percorridos (estratégias utilizadas pelo grupo), os conceitos chave que orientaram nosso PA e por fim as descobertas realizadas, as aprendizagens.

Através da construção desta síntese, destaco alguns pontos que eu ainda não havia percebido:

-Se o professor que orienta o trabalho possuir conhecimentos prévios com relação ao assunto a ser pesquisado com certeza terá a oportunidade de "direcionar" o grupo proporcionando o aprofundamento das aprendizagens sobre o tema. Por exemplo: A tutora Rosângela ao nos questionar:

-Vocês acham que 10% é um número expressivo? Talvez hoje tenhamos mais agricultores que caminhoneiros em nosso município... Isso serve para vocês pensarem que, embora, atualmente, esse número não seja tão expressivo, já foi um dia... (demonstra ter conhecimento sobre Três Cachoeiras...).

-Essa ideia é MUITO BOA, mas não foi explorada. Falem sobre os símbolos e representações que criaram a identidade de TC. (Demonstra conhecimentos sobre o livro: Identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall que utilizamos como referencial teórico para embasar nosso trabalho).

Sabe-se que em decorrência da facilidade de acesso aos meios de comunicação e livros, nossos alunos chegam à escola com uma bagagem cultural cada vez mais diversificada e abrangente, de modo que em muitos casos eles acabam sabendo mais que o professor com relação a determinados assuntos. O que não impede que o docente busque novos conhecimentos para melhor orientar seus alunos, aprenda juntamente com eles, e vice-versa, pois o papel do educador é ser um orientador, mediador neste processo.


-O tema a ser pesquisado deve partir do interesse do aluno, mas não obrigatoriamente da realidade onde ele está inserido.

O Texto: Projetos de Trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares de Fernando Montserrat oferecido pela Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação relata que o tema de um Projeto de Aprendizagem pode pertencer a uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema proposto pelo professor ou até mesmo emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto. Mas, às vezes o que observo é que o educando tem curiosidade em saber algo o que não faz parte de sua realidade, pode querer saber, por exemplo, como é a vida no campo, enquanto este mesmo estudante pode morar na cidade e conhecer apenas a vida "urbana", tendo como conhecimentos prévios (certezas provisórias) apenas o que imagina, o que já ouviu falar, assistiu na TV, por exemplo. . Nada o impede de conhecer através de seu projeto novas realidades, compará-las, relacioná-las e estabelecer vínculos com sua própria realidade. Outro exemplo desta afirmação esta presente no vídeo: Bruxa Onilda oferecido pela interdisciplina de Linguagem e Educação, onde uma das professoras trabalha com um projeto em que seus alunos têm curiosidade em saber onde fica a cidade de Veneza, como ela é... Ou seja, partiu-se de uma realidade "distante", completamente desconhecida, para posteriormente criar "links" com a realidade cotidiana.

Nenhum comentário: