Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

domingo, 13 de junho de 2010

Nona semana

Realizações

Iniciei meu estágio convicta e segura de meus desejos e objetivos. Apresento para ser mais sucinta os dois mais importantes:
Quanto ao meu maior objetivo: possibilitar aos meus alunos que se tornassem sujeitos mais autônomos, críticos e confiantes em si mesmos.
Quanto ao meu maior desejo: estar em sala de aula enquanto professora, fazer o que gostamos é tão importante quanto respirarmos.
Bem, o estágio se aproxima de seu término, mas acredito que não estou me despedindo de meus alunos, pois como afirma Freire: “O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério [...] o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes [...] burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca”. (FREIRE, 2002, p.73).
E durante este período todos os meus esforços foram para que eu conseguisse deixar “boas marcas em meus alunos”, acho que fiz isso principalmente através de meus questionamentos, instigando-os a buscarem respostas para suas próprias dúvidas, seus interesses. Um exemplo que me marcou bastante durante esta semana e que me fez refletir sobre está afirmação foi o que aconteceu na aula do dia 11 de junho de 2010, conforme já relatei em maiores detalhes em meu pbwork:
Kalyane me surpreendeu a me dizer:
-Prof sabia que eu to fazendo um projeto de aprendizagem?
-Aonde, aqui com os vulcões?
-Não na minha casa, com a minha mãe!
-Como assim, me explique:
-É que eu to estudando sobre o mosquito da dengue...
-Aonde tu ta achando coisas sobre o mosquito da dengue?
-Num livro que a minha mãe tem... Eu quero descobrir tudo sobre o mosquito da dengue...
-E tu ta registrando alguma coisa na tua casa, já fez um desenho, escreveu algo...
-Não, todo dia minha mãe lê um pedacinho pra mim e depois é que eu vou escrever...
-Quero ver, pode trazer pra escola que eu estou curiosa pra saber o que tu andas descobrindo...
Tamara fala:
-Eu também to fazendo um projeto de aprendizagem...
-Sobre o que, Tamara?
-Os animais, eu tenho uns livros, já descobri que o tigre e a girafa moram na África...
Bruno:
-No país da copa! (com ar de surpresa)
Pedi a Tamara que trouxesse algo que está pesquisando em casa pra gente observar na escola...
Tocado no assunto da copa, iniciasse uma longa conversa...
Ao que me parece está surgindo um novo PA, os interesses, as dúvidas e a empolgação da turma sobre a copa do mundo “transformaram” meu planejamento, o assunto dos vulcões esta sendo concluído, pois as crianças já descobriram todas as suas dúvidas temporárias, até mesmo as que surgiram no decorrer do trabalho, reafirmaram muitas das certezas provisórias e observaram que algumas hipóteses criadas durante o trabalho com os vulcões não se confirmaram. (Para maiores detalhes sobre o projeto observe o documento: Os passos de nosso PA em meu pbwork).
Conforme afirma Paulo Freire: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
É exatamente o que vivencio no momento, estou feliz por observar tantas aprendizagens em meus alunos na qual me refiro diariamente em meu pbwork, mas estou ainda aprendendo, buscando cada vez mais, sendo aluna e professora ao mesmo tempo, o que naturalmente me satisfaz trazendo à minha vida realizações profissionais e pessoais.

Um comentário:

Roberta disse...

Liziane!!

Plantaste uma semente em teus alunos. A semente da curiosidade. E pelo visto ela já está florescendo. Deve estar orgulhosa. Eu estaria!!
Parabéns!!

Abraços
Roberta