Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Décima semana


Projetos de Aprendizagem...


Mais uma etapa de nosso curso foi concluída. Finalizando meu estágio, optei por fazer esta pequena reflexão.
Como encerramento das atividades realizamos na escola, uma feira de conhecimentos aberta a toda a comunidade envolvendo os trabalhos com PAs.
Foi a primeira feira que a escola realizou... Talvez, teria sido mais “rico” ainda se tivéssemos envolvido também outras escolas, convidando-as para visitarem nossa escola, mas grandes progressos se constituem aos poucos...
Nesta feira conversei com as mães que vieram prestigiar nossa feira. Foi durante pouco tempo mas, seus relatos destacaram principalmente o crescimento de seus filhos com relação:
-Alfabetização
-Expressão verbal (vocabulário, questionamentos, argumentação)
-Autonomia
-Muito entusiasmo em vir para a escola...
Fico muito feliz, pois estes itens já tinham sido observados por mim, agora se concretizam também nas palavras das mães...
Refletindo um pouco mais sobre meu estágio descobri que realizei um PA comigo mesma neste período, pois tinha como pergunta central uma grande dúvida: É possível realizar PAs com crianças em processo de alfabetização?
Precisava apenas de uma certeza provisória para iniciar o trabalho com PAs: a de que seria possível, já que durante nosso curso não tivemos informações (aos menos que eu percebesse) sobre como trabalhar PAs com crianças em processo de alfabetização...
Professora Marie Jane me indicou o texto: Um laptop por criança. Pra ser sincera eu não li o texto, no início porque faltou tempo, depois porque iniciei em uma parte que dizia que cada criança naquela escola tinha um laptop... E eu pensei: Um laptop por criança e na minha escola: Um computador de sucata por criança... “Mas este texto me fez perceber que era possível sim”...
Entretanto eu pretendo ler o texto nas férias...
Eu respondi minha questão central, todas as outras dúvidas que foram surgindo no decorrer do estágio, criei minhas hipóteses e fui “testando” em minha pesquisa de campo dentro da sala de aula com meus próprios alunos. Acho que tenho material suficiente para fazer um TCC (o que eu ainda não sei o que é, mas no próximo semestre vou descobrir) com relação ao desenvolvimento de PAs em turmas em processo de alfabetização!

Um comentário:

Roberta disse...

Liziane!!

São visíveis os teus progressos, os teus registros foram ricos e repletos de aprendizagem. Tudo muito intenso, como foi o teu estágio.

Abraços
Roberta