Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Realidade do aluno
Em busca de um novo olhar


Escolhi como tema de meu TCC a realidade do aluno, pois, durante meu estágio surgiram várias situações me levaram a refletir sobre o que realmente é realidade do aluno.
Inicialmente pensei em estudar o conceito de realidade do aluno, mas iniciadas as pesquisas percebi que o tema é bastante escasso em artigos ou livros. Estou encontrando muitas dificuldades nesta busca. Portanto, como me sugeriu a professora Juliana Machado, vou pesquisar separadamente o tema realidade, aluno e também quem sabe um breve estudo sobre PAs já que os exemplos retirados do estágio e que fundamentarão minhas afirmações são advindos do trabalho com Projetos de Aprendizagem.
Observo que tinha uma visão bastante simples e incompleta do que é realidade do aluno, um dos motivos, acredito que por ter lido vários textos que exploravam a realidade do aluno caracterizando-a como o ambiente sócio-cultural onde o mesmo está inserido, como por exemplo, na descrição que fiz no início do estágio falando sobre o contexto social onde estavam inseridos meus alunos.
Hoje após minhas experiências de estágio tenho a seguinte idéia relacionada a realidade do aluno:


Espero confirmar estas idéias durante meus estudos do TCC, caso contrário serei “vencida” pelos argumentos de autores na qual estudarei, o que certamente me levará a muitas outras descobertas e questionamentos sobre minha prática pedagógica e minha concepção de realidade do aluno.

Um comentário:

Roberta disse...

Liziani!!

Vejo que estás com o teu tema bem claro para o TCC. Estudar a realidade do aluno é perceber que nem sempre o que imaginamos sobre nossos alunos seja o real.
Conte comigo em busca de referências para vencer mais essa etapa do curso.

Abraços
Roberta