Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Professora Roberta!
Gostaria de relatar que até o momento não havia realizado postagens referentes ao tema de meu TCC (O que é realidade do aluno?) interligando com assuntos tratados nos semestres anteriores porque somente a partir do sétimo semestre é que tenho registros no presente portfólio de aprendizagens sobre o tema em estudo.
Também não encontrei leituras realizadas durante os semestres anteriores que tratem do tema realidade do aluno.


Primeira semana de novembro

Realidade do aluno: primeiras dúvidas

Tudo começou durante o Eixo VII quando realizei uma postagem em meu Portfólio de Aprendizagens referente ao trabalho com Projetos de Aprendizagens proposto pela Interdisciplina Seminário Integrador VII. Nesta, expus idéias sobre como os assuntos que desencadeiam os Projetos de Aprendizagens podem surgir na sala de aula. Entre estas colocações uma em especial me deixou bastante apreensiva, pois, afirmei que o tema de um Projeto de Aprendizagem a ser pesquisado deve partir do interesse do aluno, mas não obrigatoriamente da realidade onde ele está inserido. Passei a me questionar silenciosamente: que realidade é esta que o aluno de hoje está inserido?
Ainda na mesma postagem relatei que o aluno pode ter curiosidade em um assunto que não faz parte de sua realidade, como por exemplo, alunos brasileiros desejarem conhecer a cidade de Veneza, partindo de uma realidade muito “distante” para posteriormente criar vínculos com a realidade de seu cotidiano. E assim, mais uma dúvida fez parte de minha rotina enquanto professora: como posso julgar que um tema de interesse levantado pelos meus alunos não faz parte da realidade dos mesmos?
O tempo passou. Durante o oitavo semestre quando assumi a turma de primeiro ano em meu estágio docente em uma escola estadual de ensino fundamental a prática que vinha desenvolvendo anterior ao trabalho com Projeto de Aprendizagem em minha sala de aula, justificava meu modo de pensar sobre realidade do aluno, pois, estava trabalhando o caminho da escola até a casa, as diferenças entre meio rural e urbano, tipos de moradia, enfim, o que eu julgava fazer parte da realidade de meus alunos. Estava desta forma buscando partir de uma realidade encontrada na vida cotidiana de meus alunos para posteriormente inserir outras realidades, algo mais distante, como por exemplo, partir da realidade do município para realidade do estado, do país e assim sucessiva e gradativamente propunha partir do local para buscar o que parecia estar distante. E então, com esta precária visão de realidade do aluno fundamentada ainda em conteúdos preestabelecidos por séries como aceitar o desafio de pesquisar sobre vulcões, algo que eu julgava tão distante da realidade de meus alunos?
Foram estes embates que me levaram ao estudo da realidade do aluno e como se pode perceber tiveram suas origens relatadas durante sétimo semestre em meu portfólio de aprendizagens.

2 comentários:

Roberta disse...

Liziani!!

É muito interessante ver onde o teu interesse começou. Em que lugar a tua jornada pela busca do TCC inicia.
Conseguimos compreender em que "realidade" tu estava inserida quando as dúvidas e questionamentos começaram.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Liziani,

passei por aqui e, como sempre, a cada visita aprendo um pouco mais com vocês. Essa descrição da tua trajetória na construção da tua pergunta de pesquisa se esclarece mais a cada contato que tenho com os teus registros.
Estou curiosa para saber mais sobre as tuas análises e conclusões no TCC.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie