Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010


Terceira semana de novembro


É preciso acreditar e ser criativo


Revisitando uma postagem em meu Portfólio de Aprendizagens referente ao Eixo VIII (Interdisciplina Estágio Supervisionada Docência 06 a 10 anos) me chamou a atenção a seguinte afirmação que realizei:
“Estou bastante apreensiva com a questão do uso de tecnologias na educação, pois gostaria muito de trabalhar com esta questão em minha sala de aula. A escola onde faço estágio não possui computador para usarmos com as crianças... No entanto me questiono: Como deixar de trabalhar com as TICS na educação se elas estão tão presentes na vida cotidiana das crianças?”
Posso dizer que durante meu estágio docente superei juntamente com meus alunos este desafio. Para tanto foi preciso dedicação e criatividade.
Para enfrentar a falta de computadores para utilizar com meus alunos criei estratégias como: levar meu computador e internet para a escola praticamente todos os dias, confeccionar computadores de sucata (com teclados de verdade doados por uma loja de concertos de computadores) e utilizar a parede da sala para colar páginas impressas do blog criado com meus alunos. Além disso, na mesma escola pude ainda presenciar alternativas criadas por colegas de estágio que se encontravam na mesma situação (sem computador e internet para utilizar com os alunos), como por exemplo: criar blogs em papel pardo na parede da sala, confeccionar diários de bordo em pequenas cadernetas e criar de email através da caixa de correio da sala. Ou seja, utilizamos lógicas da web com os materiais disponíveis na escola.
Tais situações presenciadas durante meu estágio curricular comprovam que antes de tudo o professor precisa acreditar em si mesmo e utilizar sua criatividade improvisando com os materiais que estão ao seu dispor. Do contrário, lamentar que a escola não possui recursos, de nada adianta...
É preciso investir, desacomodar para alcançarmos nossos objetivos!!!

Um comentário:

Roberta disse...

Liziani!!

As alternativas que tu enconstraste para usar as tecnologias fizeram muito sucesso.
Teu relatório de estágio foi muito bem conceituado.

Abraços
Roberta