Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

domingo, 14 de novembro de 2010




Segunda semana de novembro



Mudança de olhar


Esta postagem parte da afirmação citada abaixo extraída do eixo VII (Interdisciplina Seminário Integrador) e também da postagem anterior (primeira semana de novembro de 2010):
“... Um Projeto de Aprendizagem a ser pesquisado deve partir do interesse do aluno, mas não obrigatoriamente da realidade onde ele está inserido.”
Considero importante esclarecer que quando realizei esta afirmação minha visão de realidade do aluno se fundamentava no seguinte conceito:
Realidade do aluno é o meio onde o aluno está inserido, como família, comunidade ou município.
Logo quando meus alunos se interessavam por temas que não faziam parte do que entendo hoje como realidade cotidiana do aluno, eu julgava que o assunto a ser pesquisado não fazia parte da realidade deles. Por exemplo: quando surgiu o interesse de um aluno em pesquisar por que o tubarão tem uma barbatana nas costas, eu pensava que este tema não fazia parte de sua realidade, pois na comunidade onde o mesmo estava inserido não existe mar, conseqüentemente o tema tubarão não poderia ser considerado como parte da realidade do aluno.
Hoje após realizar meu estágio curricular, ler o livro: O que é realidade de João Francisco Duarte Júnior e construir meu TCC (O que é realidade do aluno) considero que:
Realidade do aluno é o que faz parte de sua linguagem, de seu vocabulário.
Com esta visão de realidade do aluno percebi que estava enganada quando pensava que o “tubarão”, assim como os vulcões e a cidade de Veneza citada na postagem anterior não faziam parte da realidade de meus alunos. Este novo olhar me possibilita entender que tudo que parte da curiosidade de meus alunos tem suas raízes fundamentadas na sua realidade de aluno.
Como citei em meu TCC: “não me não posso dizer que me envergonho de por muitos anos ter tido esta “precária” visão de realidade do aluno apenas como o meio na qual ele está inserido. Teria sim motivos para me envergonhar, se este questionamento (o que é realidade do aluno) nunca tivesse feito parte de minha vida enquanto aluna e enquanto professora.”

Um comentário:

Roberta disse...

Lizi!!

Ler essa tua postagem mostrou o enorme caminho que percorreste desde o início do curso até agora. E também faz com a gente perceba o quanto a busca no teu TCC te trouxe novos conhecimentos, como é o caso da realidade do aluno.
Trouxeste aqui uma ótima explicação do que hoje entendes por realidade do aluno.

Parabéns

Abraços
Roberta