Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Segunda semana de setembro

Socializando idéias


Como aprendizagem significativa do Eixo II escolhi uma atividade do Seminário Integrador II onde deveríamos fazer a descrição da cena assistida do filme: O Encouraçado Potemkim.
O fato foi muito marcante, pois me lembro do momento em que alguns colegas leram em aula presencial suas descrições. Eram relatos que se diferenciavam bastante do meu, tudo ainda era novo, estávamos apenas no segundo semestre, senti muito medo de ler minha descrição perante os colegas e acabei não lendo...
Mas, o que aprendi nesta aula me ajudou não só nesta caminhada no PEAD, mas também em minha vida pessoal:
É preciso não ter medo de expor o que estou pensando, é necessário socializar minhas idéias, confrontá-las com o pensamento de outras pessoas que olham sob pontos de vista diferentes. Não é preciso aceitar a idéia do outro, mas é fundamental respeitar. E se eu quiser tentar convencer alguém de que “estou certa” usar “argumentação” é essencial. Penso que na vida é assim: ou usamos argumentos e convencemos ou somos convencidos por argumentos que se mostraram melhores que os nossos.
Esta reflexão certamente tem algo em comum com meu TCC, pois nele vou defender meu ponto de vista sobre realidade do aluno confrontando-a com as idéias de outro autor. E obviamente se eu “defendo” não posso ter “medo” de expor minhas idéias, meus argumentos para tentar convencer o leitor de que tenho motivos para pensar de tal forma.

Um comentário:

Roberta disse...

Liziane!!

É muito interessante que tenhas escolhido essa atividade para trazer no teu blog. Interessante por dois motivos: o primeiro foi o que trouxeste trazer argumentações é realmente importante para expormos o nosso ponto de vista, assim com argumentos fortificamos o que estamos dizendo. O segundo ponto é que essa atividade nos traz uma descrição, que foi muito importante como exercício de escrita. Nos mostrou que temos que ficar atentos aos mínimos detalhes.
Isso, com certeza vai ajudar muito no TCC.

Abraços
Roberta