Seja Bem Vindo ao meu Portfólio de Aprendizagens!

Espero receber sempre sua visita!!!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Quarta Semana de Setembro

Brincar é coisa séria (Tânea Ramos Fortuna)

Revisitando a Interdisciplina Ludicidade e Educação (eixo III) retomei um conhecimento adquirido durante este curso que considero muito importante e que faz parte de meu dia a dia enquanto professora.
Segundo a psicopedagoga Tânea Ramos Fortuna o indivíduo que brinca estabelece uma conexão, ou seja, uma relação consigo mesmo e com o mundo que o cerca oportunizando dessa forma uma experiência significativa, levando-o assim a construir sua própria identidade, sua aprendizagem interagindo com o meio onde vive de forma lúdica, prazerosa.
Me questionei a respeito do tempo que tenho oportunizado aos meus alunos para o brincar, o faz de conta e percebi que hoje reservo um tempo muito maior e dou mais importância ao ato de brincar, do que antes de iniciar minha caminhada no PEAD. Este fato reflete o meu entendimento sobre a importância do brincar para a criança, pois é brincando que ela constrói seu conhecimento envolvendo de maneira prazerosa e inesquecível.
Mas, e nós adultos ainda brincamos? Segundo Tânea Ramos Fortuna a extensão do brincar se manifesta em nos adultos através do bom humor, da criatividade, do brincar trabalhando. Brincar em meu ponto de vista não significa irresponsabilidade ou infantilidade, e sim, uma forma de encarar os acontecimentos da vida de forma mais agradável, bem humorada e séria.

Um comentário:

Roberta disse...

Liziane!!

É gratificante ver que que o PEAD e suas interdisciplinas te ajudaram a rever e melhorar a tua prática.
Ao revisitar as interdisciplinas estudadas temos uma tomada de consciência e nos damos conta de nossas aprendizagens.

Abraços
Roberta